quinta-feira, 28 de abril de 2011

Festa em Louvor a São José

Programação da Festa em Louvor a São José
Paróquia São José - Patrocínio MG

Dia 29 de Abril - Sexta-feira
19:00h - SANTA MISSA
Liturgia: Rádio Difusora
Canto: Bárbara e Rodrigo
Coroação: Pastoral da Acolhida Comunidade: São José.

Dia 30de Abril - Sábado
19:00h - SANTA MISSA
Liturgia, Canto e Coroação: Comunidade Sagrados Corações e Comunidade São Cristovão.

Dia 01 de Maio - Domingo
18:00h - PROCISSÃO
Em honra ao Glorioso São José, com a presença da Banda de Música Abel Ferreira.
19:00h - SANTA MISSA
Liturgia e Coroação: Festeiros
Canto: Coral Ana Paula Comunidade: São José.

Dia 02 de Maio - Segunda-feira
19:00h - SANTA MISSA
Liturgia, Canto e Coroação: Paróquia de São Damião de Molokai.

Dia 03 de Maio - Terça-feira
19:00h - SANTA MISSA
Liturgia, Canto e Coroação: Paróquia Santa Terezinha.

Dia 04 de Maio - Quarta-feira
19:00h - SANTA MISSA
Liturgia, Canto e Coroação: Comunidade São João Batista e Santo Antônio.

Dia 05 de Maio - Quinta-feira
19:00h - SANTA MISSA
Liturgia, Canto e Coroação: Paróquia Nossa Senhora do Patrocinio.

Dia 06 de Maio - Sexta-feira
19:00h - SANTA MISSA
Liturgia e Canto: Seminário Menor
Coroação: Catequistas.

Dia 07 de Maio - Sábado
19:00h - SANTA MISSA
Liturgia: Rainha da Paz
Canto: Coral do Tiãozinho
Coroação: Comunidade São José.

Dia 08 de Maio - Domingo
DIA DA FESTA
17:00h - Procissão em honra ao glorioso São José
Liturgia: Pastoral do Dízimo Coroação: Mães
Canto: Comunidade São José. Posse dos Festeiros de 2012.

FESTEIROS 2011
Belchior e Carmem Lúcia;
Paulo Sardelo de Almeida e Sandra Beatriz;
José Carlos Dias e Eloisa Alves Dias;
Roger Montanari e Vanessa Nunes Montanari;
Bernardo e Bárbara;
Jaques Roberto Pereira e Geralda Maria Machado;
Marcelo Dias Caldeira e Jaqueline Barbosa Caldeira;
Gilmar e Terezinha;
Ermevério Medeiros e Norma Silva Medeiros;
Geraldo Campos e Nilda Campos;
Altair Correia de Faria e Elizabeth Rosa Lemos;
Agnaldo Antônio Ribeiro e Rosângela Ap. de Assis;
César e Márcia;
Rogério Costa dos Santos e Marli F. Santos;
Dalvo Lorenzão e Laís;
Ana Cristina Lemos;
Getúlio e Fernanda Miranda;
Elber e Darci;
Amilton Matias e Eva Beatriz;
José Maria e Maria Ap. Ribeiro;
Marco Antônio de Castro e Deila Campos;
Valda Maria Mendonça;
Geraldo e Elzenir.

Participe, venha com sua família!
Todas as noites haverá a oração do Terço, da Novena e a Santa Missa.
Desejamos a todos boa festa!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Editorial Abril 2011

Meus Irmãos e Irmãs estamos no mês de Abril, finalizando a Quaresma e nos aproximando de viver a Páscoa de Jesus Cristo, assim possamos viver com muita alegria e conversão de vida. Por esse acontecimento, que é o núcleo do cristianismo, Deus realiza de modo pleno sua intervenção libertadora na história dos homens. Nos salva!

A Semana Santa abriga o “coração” do ano litúrgico. Coração é um centro vital que alimenta e dá vida a todo o organismo. O “coração” do ano litúrgico é a PAIXÃO-MORTE-RESSURREIÇÃO DE CRISTO.

Importa-nos acolher esse dom e participar da riqueza que as celebrações nos oferecem nesses dias. É condição para crescermos no amor a Deus e aos irmãos e assim renovarmos o jeito de viver da humildade. Tal espiritualidade deverá nos conduzir em direção à oração, à reflexão, à revisão de vida, à conversão.

A Semana Santa é semana do encontro com o Cristo-Ressuscitado: nas celebrações litúrgicas, na sua Palavra e na pessoa dos irmãos da comunidade. As celebrações religiosas são a recordação dos últimos acontecimentos da vida terrestre de Jesus de Nazaré. Cada dia da semana é um fato a ser recordado e atualizado.

A liturgia da Semana Santa não é um simples jogo de representação teatral, mas atualiza sempre o único Mistério Pascal que não pode ser fragmentado.

A celebração da Semana Santa é um tempo precioso para a Oração. Ela deve ser rezada! Seguindo os passos de Jesus Cristo, que nos ensina a rezar, somos iluminados pela recordação dos últimos acontecimentos na vida de Jesus e a partir daí lançados à oração.

Domingo de Ramos. Seguir Jesus na alegria e na dor. A multidão que o aclama somos nós. Cabe-nos reconhecer e testemunhar os prodígios que o Senhor opera em nossa vida e na vida de nossas comunidades. Não podemos ficar calados (Mt 19,39-40). Mas precisamos estar prontos a seguir o Cristo também em seu despojamento (Fl 2,6-11).

Procissão do Encontro. A caminho do calvário, um encontro especial: Jesus encontra-se com Maria. O filho, em direção ao lugar do sacrifício, encontra-se com a mãe dolorosa. Encontro confortador! Presença da mãe, certeza da mão amiga, garantia de solidariedade.

Quinta-Feira Santa. Celebrar a Eucaristia é partilhar amor, é fazer nascer a esperança, é dar alegria, este calor humano do qual o homem tem necessidade vital.

Se, pois eu, o Senhor e o Mestre, vos lavamos os pés, vós deveis, também, lavar os pés uns dos outros; pois é, um exemplo que vos dei: o que eu fiz por vós, fazei-o vós também! (Jo 13,15s).

Sexta-Feira Santa. Jesus tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (Jo 13,1). Diante da pessoa amada o amor é vulnerável. Visto que ele ama infinitamente, seu último e grandioso gesto de amor é a doação da própria vida (“Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida por suas ovelhas”).

Sábado Santo. Cristo é a luz que ilumina o caminho do cristão; é a Palavra que orienta; com Ele morremos e ressuscitamos, somos salvos; Ele nos fortalece para enfrentarmos os obstáculos e caminharmos para a vida plena.

Domingo da Ressurreição. Celebrar a Páscoa é celebrar a vida, é nascer de novo em Cristo e com Cristo, é ser um Cristo novo, cheio de esperanças, de paz e de alegria, deixar tudo aquilo que nos aprisiona, que nos leva a uma situação de morte, e ficar livres e libertos para o amor de Cristo, que se realiza através do Espírito. Somente acontecerá a Páscoa Cristã se formos capazes de abrirmo-nos a este grande Mistério, que é o Cristo que nasce em cada coração e nos transforma, inovando-nos e recriando uma comunidade nova e unida. Jesus venceu a morte e goza das primícias da vida eterna. Jesus ressuscitou dos mortos como primícias dos que morrem (1 Cor. 15,20). Em Jesus todo homem recebe de Deus uma resposta definitiva: a vida, e não a morte, é a última palavra sobre o destino humano. Que todos tenham uma SANTA PÁSCOA!

Pe. José Ricardo Lucas de Lima

João Paulo ll e sua Beatificação

Papa João Paulo II será beatificado

Karol Wojtyla, ou o Papa João Paulo II que faleceu em 2005 após 27 anos de pontificado, será beatificado em 1º de maio deste ano. O anúncio foi feito pelo Vaticano no início do ano que justificou ainda o porque da beatificação acontecer em tempo recorde: a imponente reputação de santidade da qual gozava o Papa João Paulo II durante sua vida, em sua morte e depois de sua morte.

A beatificação é o último passo para que alguém seja reconhecido santo pela Igreja Católica. A João Paulo II é atribuída a cura de uma freira que sofria de Parkinson, uma doença degenerativa.

Para celebração, o Vaticano prepara um grande evento eclesial. A beatificação será dividida em cinco etapas, incluindo vigília de preparação, Missa de beatificação e veneração dos restos mortais. Portanto, apesar de beatificação ser no primeiro dia de maio, o evento começa no fim de abril.

30 de abril: das 20:00h ás 22:30h (01:00h ás 03:30h horário de Brasília) Vigília de preparação no Circo Máximo de Roma. A vigília será conduzida pelo Vigário Geral da Diocese de Roma, Cardeal Agostini Vallini. O Papa Bento XVI irá participar desta vigília através de videoconferência.

01 de maio: 10:00h (15:00h horário de Brasília) Missa de Beatificação na Praça São Pedro presidida pelo Santo Padre. Depois da Missa, acontece veneração dos restos mortais que serão expostos na Basílica de São Pedro em frente ao Altar da Confissão. A veneração se estenderá até cessar o fluxo de pessoas e a Missa é aberta ao público em geral.

02 de maio: 10:30h (15:30h horário de Brasília) na Praça da São Pedro acontece a Missa de Ação de Graças presidida pelo Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Tarcísio Bertone. Neste mesmo dia, acontece uma cerimônia privada para o enterro dos restos mortais do Papa João Paulo II na Capela de São Sebastião.
Frases do Papa João Paulo II

Toda vocação sacerdotal é um grande mistério, um dom que supera infinitamente o homem.

Desde os primeiros anos do sacerdócio, a celebração da Eucaristia foi não só o dever mais sagrado, mas sobretudo a necessidade mais profunda da alma.

A paz exige quatro condições essenciais: verdade, justiça, amor e liberdade.

Deus se deixa conquistar pelo humilde e recusa a arrogância do orgulhoso.

A guerra é sempre uma derrota da humanidade.

Veja a Galeria de Imagens:





Campanha da Fraternidade e Ética Cristã

Durante 40 dias tivemos oportunidade de refletirmos sobre a Vida no planeta. Às vezes o grupo se animava tanto nos comentários e apresentação de fatos decorrentes do mau uso das obras da Mãe Natureza, que quase podíamos ouvir os gemidos da criação em dores de parto, ou em agonia...

Muitas emoções, tristezas e até revolta fizeram parte dos sentimentos experimentados pelos grupos, diante de imagens de destruição, morte dor e sofrimento, que rondam pelo planeta e, cuja causa é o desamor de cada um de nós.

Tivemos oportunidade de refletir.... Tivemos oportunidade de confessar o nosso pecado contra a Mãe Natureza ...

Resta saber se estamos arrependidos e se fizemos o propósito de mudança, ou se vamos continuar jogando lixo nas beiras das calçadas, ajuntando entulho nos lotes, atirando o saquinho de pipoca ou a embalagem do picolé na rua...

Se vamos continuar esbanjando água e energia na lida doméstica...

Poluir as águas, as praias, destruir as poucas matas que ainda nos restam...

Acinzentar os ares com as queimadas, e acinzentar nossos pulmões e a vida de quem mais amamos e que convivem conosco, com a fumaça do cigarro...

Deixar as nossas crianças jogarem o papel da bala no chão e não ensiná-las que lugar do lixo é no lixo...

Parecem pequenas coisas, mas é das pequenas coisas que as grandes coisas são feitas. Ninguém nasceu grande.

Devemos lembrar a história do beija-flor, que tentando apagar o incêndio na floresta, voou incansavelmente levando gotinhas de água em seu biquinho, e, ao ser criticado pelos colegas, que nada faziam, disse: “posso não conseguir apagar o incêndio, mas, pelo menos estou fazendo a minha parte”.

Que o nosso propósito nesta Campanha da Fraternidade seja de fidelidade ao nosso criador, que admirou a sua obra e viu que tudo era muito bom, e de caridade com a nossa Mãe Terra. Só assim poderemos ter uma Feliz Páscoa!

Paz e bem a todos!

Lourdes Barbosa.

Festival de Sorvetes (EAC)

Na tarde do dia 04 de abril de 2011, aconteceu no Restaurante do Brito o Festival de Sorvete com a renda destinada ao EAC da Paróquia Santa Terezinha.

Foram duas horas de muita diversão, danças, brincadeiras e muitas conversas. O evento foi realizado pelos adolescentes do EAC (Encontro de Adolecentes com Cristo) juntamente com os tios responsáveis.

Padre José Ricardo se fez presente para engrandecer mais ainda o evento. Obrigado a todos que de uma forma direita ou indireta colaboraram para a realização do mesmo.

EAC Santa Terezinha

VIA SACRA

A via sacra, realizada durante o tempo quaresmal e a semana santa, consiste em relembrar os caminhos de dor e sofrimentos percorridos por Jesus. É meditar sua paixão, morte e ressurreição e compreender melhor a pessoa de Jesus e o amor que teve por todos nós, ao ponto de passar por todo o sofrimento, para que todos aprendessem o que é verdadeiramente amar. A via sacra é um exercício espiritual onde quem reza, faz uma peregrinação na Vida de Jesus contemplando os mistérios de nossa salvação.

Estações da Via Sacra:

1 - Jesus é condenado a morte por Pilatos

2 - Jesus carrega Sua Cruz

3 - Jesus cai pela primeira vez

4 - Jesus encontra Sua Santa Mãe

5 - Jesus recebe socorro de Simão para carregar a Cruz

6 - S. Verônica enxuga a face de Jesus

7 - Jesus cai pela segunda vez pelo peso da Cruz

8 - Jesus fala as mulheres de Jerusalém

9 - Jesus cai pela terceira vez pelo peso da Cruz

10 - Jesus é despojado de suas vestes

11 - Jesus é pregado na Cruz

12 - Jesus morre na Cruz

13 - Jesus é descido da Cruz

14 - Jesus é sepultado

15 - Jesus ressuscitou

Este ano a Via Sacra paroquial acontece no dia 22 de abril, a partir das 07:00h saindo da Igreja santa Terezinha em caminhada, realizando as Estações nas residências até a Igreja São Francisco, contamos com a presença de todos.

Cantinho do Coração de Jesus

UM CERTO SIMÃO, DE CIRENE...

Segundo o relato dos Evangelistas, especialmente de São Lucas, no cap. 23, vers. 26, encontramos o seguinte: “ Enquanto levavam Jesus, pegaram um certo Simão, de Cirene, que voltava do trabalho no campo, e mandaram-no carregar a cruz atrás de Jesus”

Ao iniciarmos mais uma vez a “Celebração da Semana Santa”, que tem como ponto máximo a ressurreição de nosso Deus, sinto-me fortemente tocada pela pessoa deste certo “Simão de Cirene”.

Ele não sabia de nada, não ouvira nada, estava voltando de um dia cansativo de trabalho no campo... Não teve tempo de se informar ou mesmo de compreender o porquê daquele tumulto. Penso que ele chegou perto só para dar uma espiadinha e, por isso, não teve chance de escolher voltar atrás ou até mesmo correr para casa.

Se não teve escolha, foi mesmo obrigado a carregar a cruz... Mas ele carregou. Ele estava lá. Ele cumpriu o seu papel. Ele descansou Jesus um pouco. Ele serviu a Jesus.

Mesmo que tenha sido obrigado e até por medo, ele foi, ele fez! Foi peça importante da caminhada, do calvário de Jesus. Ficou para sempre presente na narrativa da Paixão e Morte de Cristo. Ocupou o seu lugar, cumpriu a sua missão e com certeza nem percebeu que, com o seu gesto, estava sendo e nos ensinando a ser “semente de ressurreição”. Inocente que era, nem sentiu que o seu gesto de solidariedade fazia parte do cumprimento do Plano de Deus Pai.

Mais de 2.000 anos depois, aqui na terra a vida continua. Calvários ainda existem. Cruzes? aos montes! Irmãos fatigados, quebrados, insultados, injustiçados, ensangüentados... são tantos!

Recheada de tanta tecnologia e modernismo está a nossa vida. Quem somos nós? Quem sou eu? Quem é você?

Pedros, Robertos, Tiãos, Marias, Rosas, Franciscas?... Temos “peito” e coragem suficiente para sermos um “certo irmão”, aqui na terra?

Para tornarmos melhor a vida de alguém? De algum modo, mesmo que meio obrigados, sabemos aliviar o sofrimento de quem precisa de nós? Temos disponibilidade e alegria em participarmos do Plano de Deus?

Ainda há tempo para revermos tudo isto pois, somos herdeiros da ressurreição de Cristo; também haveremos de ressuscitar um dia.

Nossas dores, pesares, problemas e sofrimentos são todos passageiros e somente a ressurreição é definitiva e eterna.

Tenhamos como meta de vida sempre ver Cristo ressuscitado no fim do caminho e nunca ver um Cristo morto, porque Ele vive, a morte não foi seu fim, Ele venceu a morte para sempre.

Nós todos não nascemos para morrer, mas morremos para ressuscitar. Depois que Cristo ressuscitou primeiro, sabemos que a morte não é mais nosso destino, o Céu espera por nós! Que saibamos entender e viver a ressurreição de Cristo como o centro de nossa vida, a razão de nosso viver. Assumir a ressurreição como projeto de vida faz toda a diferença.

Desejar uma feliz Páscoa para alguém não é só demonstrar carinho e atenção. É desejar que o plano de um Deus Amor seja realizado plenamente na sua vida. Por isso, dizer Feliz Páscoa, equivale a dizer: seja feliz, plenamente feliz, ao lado do Senhor Deus, hoje, amanhã, e para todo o sempre.

Seja amanhã, melhor do que você é hoje. Tenha sempre coragem de voltar atrás e mudar tudo que precisa ser mudado. Tenha sempre um desejo enorme do Céu!

Um abraço amigo. Feliz e Santa Páscoa a todos.

Maria José da Silva Alfredo

Encontro de Noivos

Nos dias 12 e 13 de março, foi realizado nas dependências da Escola Infantil Criarte, o encontro de noivos da Paróquia Santa Terezinha.

Foram dois dias, onde os 19 casais participantes, assistiram palestras, testemunhos, participaram de dinâmicas e brincadeiras, além de muito bate-papo entre os casais.

Na primeira palestra, o pároco, padre José Ricardo, falou de forma muito descontraída, sobre os sacramentos e as diferenças entre casamento e matrimônio. Nas palestras que se seguiram, muitos conselhos sobre a vida a dois e a responsabilidade de se assumir um compromisso com Deus perante a Igreja, além de esclarecimentos muito importantes, sobre saúde, sexo, família e outros temas que envolvem o matrimônio.

Ao final do encontro, todos eram unânimes, quanto ao aproveitamento do encontro, que a partir de agora todos possam colocar em prática tudo que foi mostrado nesses dois dias.

Fica aqui os parabéns a toda a equipe de organização do encontro.

Enfim que Deus e Santa Terezinha, abençoe esses casais, e sempre olhem por essas 19 novas famílias que se formarão em nossas comunidades.

Veja a Galeria de Imagens:

Encontrão de Casais

O ECC - Encontro de Casais com Cristo é um serviço da igreja que tem como objetivo inicial engajar os casais na participação em comunidade, participando de pastorais e movimentos, servindo a Deus através do próximo.

O ECC é coordenado por 5 casais chamados casais dirigentes. Neste ano de 2011 assumiram em nossa paróquia os casais: Gilson e Maria Jose, José Sebastião (Kiko) e Marlene, Francisco e Ana Maria, Helio e Elza, Vicente e Zélia, que Jesus os ilumine e Santa Terezinha os ajude a levar o amor, o perdão, a alegria e a presença de Deus aos lares das famílias da Paróquia Santa Terezinha.

Todo mês temos um ENCONTRÃO, onde todos os casais que já fizeram o ECC tem a oportunidade de se encontrarem e rezarem juntos, por isso, casais não percam tempo, venham participar conosco do próximo ENCONTRÃO que será dia 27 de abril as 19:30h, na Igreja Matriz de Santa Terezinha, contamos com vocês.

Veja a Galeria de Imagens:

Formação de Lideranças

Dando seguimento aos trabalhos propostos na Assembléia Diocesana de 2010, onde tivemos como prioridade a “Família”, a “Catequese” e “Formação de Liderança”, destacando a “Juventude”. Ficou resolvido na Assembléia que em cada ano será trabalhado uma das prioridades, e para o ano de 2011 o trabalho será voltado para a formação de Liderança.

A equipe diocesana preparou então dois encontros, um no dia 13 e outro dia 20 de março, com participação de representantes das pastorais e movimentos de toda a diocese.

Neste encontro contamos com a presença do nosso Bispo Dom Cláudio, do Mons. Magno e vários leigos de Patos de Minas que conduziram os encontros.

A Proposta foi lançar uma primeira idéia, como anda e o que faz cada pastoral e movimento, como deve atuar um líder, suas características, suas metas e forma de agir diante dos demais membros. Para continuar os trabalhos teremos um segundo momento que acontecerá no dia 15 de maio em Patos de Minas, para aprofundarmos mais no assunto.

Dom Cláudio disse, que precisamos entender que apesar de cada pastoral ou movimento ter ser trabalho individual, formamos juntos a igreja e precisamos trabalhar em conjunto, um ajudando o outro.

Veja a Galeria de Imagens:

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

Aconteceu no dia 27 de Março de 2011 o encontro de formação para os ministros extraordinários da comunhão Eucarística da Paróquia Santa Terezinha. “Este encontro é somente o primeiro de muitos outros”, frisou o Pe José Ricardo, pároco desta Paróquia. De fato, a formação é muito necessária para quem vai exercer este importante ministério na Igreja. O encontro contou com a cordial e paternal presença de seu pastor, Pe José Ricardo, que não mediu esforços para tal, mesmo tendo que conciliar sua participação com os outros compromissos, e dos seminaristas José Antônio e José Luis, que fazem estágio pastoral na Paróquia. Também estavam presentes, além dos fiéis que serão os futuros ministros extraordinários da comunhão Eucarística da paróquia, alguns ministros que estão encerrando o mandato, os quais colaboraram com a organização do encontro.

O seminarista José Antônio iniciou o encontro com a oração inicial por volta das 09:00h e, em seguida, desenvolveu o primeiro assunto do dia - uma palestra sobre os ministérios. O seminarista esclareceu a diferença entre os ministérios ordenados e os não-ordenados. Ministros ordenados são os bispos, os padres e os diáconos; não-ordenados são, por exemplo, os ministros extraordinários da comunhão Eucarística, do batismo, do matrimônio etc. O termo ministério vem do grego diakonia traduzido para o latim Ministerium, que significa “serviço”. O ministério é um serviço prestado na Igreja em favor do bem comum de todos os fiéis. Pelo batismo os fiéis já são chamados a testemunhar a sua fé e prestarem serviços à comunidade para construção do Reino de Deus: “Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos” (1Cor 12, 7). O fundamento dos ministérios tanto os ordenados, quanto os não-ordenados está em Cristo e em sua missão: ele próprio disse que “não veio para ser servido, mas para servir” (Mc 10,45).

Num segundo momento, o seminarista José Luís expôs o tema da “Eucaristia”. A Eucaristia é o sacramento primordial da Igreja ao lado do batismo. Diz Jesus: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá para sempre” (Jo 6,51). É o sacramento que reúne e sustenta a Igreja numa só comunidade de fé. Quando está reunida em torno da mesa eucarística, a comunidade prefigura o banquete eterno em que todos serão reunidos em um só povo “para que sejam perfeitos na unidade” (Jo 17, 23). Porque a Eucaristia é a presença real do Cristo em nosso meio, os ministros precisam de muito amor a Cristo no seu ministério.

À tarde, o Pe. José Ricardo falou sobre o exercício do ministério extraordinário da comunhão Eucarística. O exercício do ministério extraordinário da comunhão Eucarística é muito importante, pois é o Cristo que será distribuído nas celebrações e levado aos enfermos como viático pelo ministro. Diante disso, uma primeira e essencial exigência é que ele seja um cristão autêntico. Também foi falado sobre coisas práticas, sendo estas as principais: como distribuir a Eucaristia da forma adequada, conhecer bem os enfermos, cuidar para que seja preparado um pequeno altar para uma breve celebração e, quando possível, fazer uma reflexão do evangelho do dia.

Em seguida, os futuros ministros extraordinários da comunhão Eucarística conheceram todos os objetos litúrgicos que eles terão maior contato e receberam alguns esclarecimentos práticos sobre como usá-los corretamente. Todos os temas foram expostos numa perspectiva concreta, tendo em vista que os futuros ministros começarão sua atividade em breve.

É verdade que todos os cristãos somos chamados sempre a seguir o Cristo mais de perto, pela oração e pelo o testemunho. Muito mais os ministros extraordinários da Eucaristia são chamados a esse seguimento, uma vez que estarão com ele freqüentemente, presente na Hóstia Consagrada. Que o exemplo e a intercessão de São Tarcísio, padroeiro dos ministros da Eucaristia e dos coroinhas sejam um impulso e os ajude nesta missão!

José Antonio (Seminário Maior)

Páscoa, Vida Nova

Amigos e Amigas, a expressão “feliz páscoa”, é cheia de alegria e esperança. É nesse sentido que vamos trilhando nosso caminho, rumo ao encontro com Cristo.

Jesus está vivo, e essa certeza de fé, é nossa maior alegria, já que a palavra páscoa significa passagem, pois o que nos move é a fé em Jesus Cristo.

A Páscoa judaica foi substituída pela celebração da ressurreição de Jesus, que é o fundamento da fé cristã (Rm 15,12), o centro da pregação evangélica e a base de nossa fé, fundamento de toda esperança. Pelo seu anúncio é que nasceu o cristianismo.

Em sua pregação Jesus por várias vezes anunciou sua ressurreição ao terceiro dia (Lc18, 33). Jesus morreu e ressuscitou para nossa purificação.

Após a celebração da paixão, nós cantamos a certeza de uma VIDA NOVA, não podemos esmorecer e deixar de guiar essa luz que é o Cristo ressuscitado.

Como fruto da celebração da Páscoa, temos de levar para o nosso dia a dia, hoje tão complicado, a demonstração de amor total, Jesus é nosso maior referencial, e assim nossa certeza de uma vida mais plena e feliz.

Páscoa é a presença compartilhada do Senhor na história, presença reconhecida de maneira ímpar na caridade sem limites, na comunhão fraterna, no pão compartilhado.

Peçamos ao CRISTO RESSUSCITADO, que envolva-nos com sua graça, e que tenhamos a capacidade de compreender, que páscoa é a oportunidade para nossa vivência de fé e amor, e assim podemos dizer: “Não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim”. (GI 2,20).

Pela sua misericórdia, ele nos salvou. Que a Páscoa seja portadora de uma vida nova, iluminando nossos corações na alegria e na esperança. Que a felicidade seja plena com a presença de Jesus Cristo.

Feliz tempo pascal!

Natanael Oliveira Diniz
(Com. Santa Terezinha)

Pastoral Vocacional

A Pastoral Vocacional é uma de tantas outras pastorais que auxiliam os Sacerdotes nas respectivas paróquias. Cada pastoral tem seus objetivos específicos e geral. O objetivo geral é: Possibilitar o surgimento e o acompanhamento de todas as vocações na Igreja. Dando, porém, particular atenção às vocações de especial consagração. Elas são quatro:

VOCAÇÃO LAICAL, SACERDOTAL, RELIGIOSA E MISSIONÁRIA.

Mas antes de explicar cada vocação gostaria de explicar como se inicia uma Pastoral Vocacional na Diocese, e logicamente na paróquia também. A iniciativa é do Bispo diocesano e ao mesmo tempo a responsabilidade. O Bispo preocupado com as vocações, então procura montar uma equipe diocesana da pastoral vocacional. Elege um Assessor Diocesano, geralmente um padre (no caso de nossa diocese é o PE. Ivan José). O Assessor Diocesano, juntamente com o Bispo, e em sintonia com o reitor do seminário Maior, elegem três seminaristas para assessorarem a equipe diocesana. A nossa diocese é dividida em cinco setores, conforme a localidade das respectivas paróquias, mais próximas geograficamente. E para compor a equipe diocesana, são eleitos um coordenador de cada setor da diocese.

A equipe diocesana tem a tarefa de formar em todas as paróquias da Diocese, a pedido do bispo, a pastoral vocacional em sintonia com o pároco. Essa sintonia deve existir sempre entre o Bispo, a equipe diocesana, o pároco e a própria pastoral da paróquia, que sempre devem trabalhar unidos.

No mês que vem o Pe. Ivan José estará escrevendo mais um pouquinho sobre a Pastoral Vocacional. Desejo a você, caríssimo leitor e paroquiano, uma santa quaresma e mais ainda uma Santa e Feliz Páscoa.

Pe. Ivan José Ribeiro

Entrevista com nosso Pároco

Com o objetivo de melhor o conhecermos, e também nos participarmos com ele nas datas que lhe são mais caras, nós solicitamos ao nosso pároco (Paróquia São José) uma pequena entrevista, que nos foi gentilmente concedida, conforme se segue:

Nome: Pe. José Marcos dos Santos

Naturalidade: Ituiutaba-MG. (fui criado em Ipiaçu/MG, Pontal do Triângulo Mineiro, divisa com o Estado de Goiás).

Nascimento: 22.05.1973

Ordenação Diaconal: 25 de novembro de 2006

Local: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Patrocínio)

Ordenação Sacerdotal: 30 de março de 2007

Local: Matriz Nossa Senhora do Rosário (Patos de Minas)

Nome dos pais
Pai: Severino Pedro dos Santos
Mãe: Celeida Cândida dos Santos

Irmã: Suene Aparecida Santos Silva
Cunhado: Roberto Santos Silva
Sobrinhos: Fabiane Caroline, Gabriel Henrique.

Irmão: Sérgio Antônio dos Santos
Cunhada: Jane Fonseca Santos
Sobrinhas: Geovana e Gabriele

Como surgiu a vocação sacerdotal?
Ela sempre existiu. Deus chamou desde o ventre materno. Mas, a vocação foi sendo cultivada e alimentada através do cultivo da vida de oração, do testemunho dos pais e de outras pessoas que Deus foi colocando em minha vida que me ajudaram a ir discernindo a vocação ao sacerdócio ministerial.

Primeira Santa Missa
Presidi a primeira Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Patos de Minas.

Santo de maior devoção
São muitos. Dentre eles, Santa Rita de Cássia, São José, Santo Antônio, Santa Terezinha. Tenho uma devoção mais do que especial à Santíssima Virgem Maria, nossa querida Mãe.

Prato preferido?
Não tem nenhum específico
====

Dois meses se passaram e quanta coisa bonita Deus tem feito entre nós. Expresso minha alegria por ter sido designado pela vontade Divina para estar à frente desta porção do povo que Deus me confiou. Que Deus abençoe a todos e que a Santíssima Virgem Maria e nosso padroeiro São José nos ajudem a fazermos tudo o que Cristo nos disser.

Obrigado Pe. José Marcos pela gentileza desta entrevista, e pela mensagem fraterna que nos expressa. Que Deus abençoe nossa convivência e que esta se resulte no crescimento físico e espiritual de nossa paróquia.

Aniversário de Ordenação Sacerdotal

No dia 30 de Março a Paróquia São José celebrou juntamente com o Pároco Pe. José Marcos quatro anos de ordenação sacerdotal.

Um momento extremamente de oração e gratidão.

Nosso pároco relatou sua trajetória antes de entrar no seminário, durante e até o momento. Passou por momentos difíceis, mas com a graça de Deus e Nossa Senhora que está sempre à frente de sua vida, ele só tem que agradecer.

Padre José Marcos, acreditamos que muitos frutos o Senhor tem colhido e sabemos que muitos virão.

Com está missão de transmitir a Palavra de Deus, celebrar os sacramentos, ouvir, reunir e orientar.

Que Deus abençoe seus passos nesta vida Sacerdotal.

Parabéns! Paroquianos da Paróquia São José

Catequese

Catequese - Paróquia São José

Nos dias 25 e 26 de março no Colégio Berlaar for realizado um curso para os catequistas do Setor São José.

No Sábado tivemos a alegria de estarmos com o Padre Vanderci, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, no qual abordou “A palavra de Deus na história”. Uma mensagem dos bispos para toda a Igreja, um momento muito descontraído e profundo. Enfatizou também da essência da vida e saber silenciar com o coração.

No domingo tivemos o privilégio da presença de Thereza Cruz. Partilhando suas experiências vividas na catequese e esclarecendo a respeito do estudo do tema 'Êxodo - a construção da identidade de um povo.
Foi muito gratificante este encontro, assim a nossa catequese ficará mais fortalecida com estas trocas de experiências vivenciadas.

Catequista: Simônia Borges Boaventura Barbosa

Novos Coordenadores

OS MINISTROS ELEGEM SEUS COORDENADORES

Após a celebração da Santa Missa nesta primeira terça feira do mês, nós Ministros Extraordinários, reunimos como de costume com nosso pároco , afim de tratarmos dos assuntos relacionados ao exercício de nosso ministério.

Desta vez, tivemos como temas principais a celebração da Semana Santa e a eleição dos novos coordenadores. Duas ministras foram às escolhidas:

Maria Helena Nunes Reis, (Palavra) e Luciana Aparecida Mariano Brito, (Comunhão). A elas nossos parabéns e que sejam felizes nesta nova missão.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Mensageiro - Abril de 2011

O Mensageiro - Abril de 2011

Orgão Informativo da Paróquia Santa Terezinha e Paróquia São José

Patrocínio MG - Diocese de Patos de Minas

Clique nas Imagens e veja:

terça-feira, 12 de abril de 2011

Semana Santa - Paróquia São José

PARÓQUIA SÃO JOSÉ

DOMINGO DE RAMOS - DIA 17 ABRIL

Coleta Nacional da Solidariedade
COMEMORAÇÃO DA ENTRADA DE JESUS CRISTO EM JERUSALÉM
Neste Domingo, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino do Deus da vida. É importante a participação na procissão neste dia. Os ramos devem ser conservados como um sinal e testemunho de fé em Cristo e na sua vitória pascal.
07:30h - Benção dos Ramos em frente à Igreja Santo Antônio, seguindo a procissão até à Igreja São José e Santa Missa
18:00h - Benção dos ramos em frente à Igreja São Cristóvão, seguindo a procissão até a Igreja São José e Santa Missa

SEGUNDA-FEIRA SANTA - DIA 18 DE ABRIL

19:00h - Santa Missa na Igreja São José
HOMENS: Procissão do Depósito de Nosso Senhor dos Passos para a Igreja Santo Antônio
MULHERES: Procissão do Depósito de Nossa Senhora das Dores para a Igreja Sagrados Corações

TERÇA-FEIRA SANTA - DIA 19 DE ABRIL

18:30h - a imagem de Nosso Senhor dos Passos sai da Igreja Santo Antônio, acompanhada pelos homens até a Igreja São José.
18:30h - a imagem de Nossa Senhora das Dores sai da Igreja Sagrados Corações, acompanhada pelas mulheres até a Igreja São José.
Em seguida Santa Missa na Igreja São José

QUARTA-FEIRA SANTA - DIA 20 DE ABRIL

09:00h - Santa Missa na Igreja São José com a Unção dos Enfermos

TRÍDUO PASCAL

QUINTA-FEIRA SANTA - DIA 21 DE ABRIL

09:00h - Santa Missa do Crisma, com nosso Bispo Dom Cláudio Nori Sturm.
Missa do Santo Crisma na Catedral Santo Antônio, presidida por Dom Cláudio Nori Sturm - Bispo Diocesano. Concelebrada por todos os Padres da Diocese de Patos de Minas. Nesta Santa Missa se dá a Consagração dos Santos Óleos para a Celebração dos Sacramentos, com uma representação de cada Paróquia e com a presença dos pais dos Sacerdotes. Esta Santa Missa concelebrada com o Presbitério é o sinal de comunhão dos presbíteros com a Igreja que os envia para a Missão.

19:00h - Santa Missa do Lava - Pés na Igreja São José
Após a Missa começa a Vigília, a guarda do Santíssimo Sacramento. No momento em que recordamos o início da Paixão de Jesus, somos convidados a fazer-lhe companhia em sua solidão.
Dia da instituição do Sacerdócio. Com a missa Vespertina inicia o TRÍDUO PASCAL
Cristo operou a redenção humana e a perfeita glorificação de Deus, principalmente por meio do seu mistério pascal, pelo qual, morrendo, restaurou a vida. Por este motivo, o sagrado Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor nos apresenta como o ponto culminante de todo o ano Litúrgico e do Mistério cristão.

A santa Comunhão no Tríduo Pascal:
1. Aos fiéis em geral pode-se dar a comunhão:
a) Na SEXTA-FEIRA SANTA somente dentro da solene ação Litúrgica vespertina.
b) No SÁBADO SANTO somente dentro da Vigília Pascal.
2. Aos enfermos que não podem participar da celebração Litúrgica:
a) Na QUINTA-FEIRA SANTA e SEXTA-FEIRA SANTA, pode-se administrar a Comunhão de manhã ou à tarde.
b) No SÁBADO SANTO não pode ser administrada.
3. Aos gravemente enfermos pode-se dar comunhão a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer dia.

PROGRAMAÇÃO DA VIGÍLIA EUCARÍSTICA
21:00h - 22:00h - Todos
22:00h - 23:00h - Ministros Comunhão e Palavra
23:00h - 00:00h - R.C.C., Ministros Comunhão e Palavra

SEXTA-FEIRA SANTA - 22 DE ABRIL
PAIXÃO DO SENHOR

Continuação da Vigília Eucarística
06:00h - 07:00h - apostolado da Oração, Ministros
07:00h - 08:00h - Catequese, Ministros
08:00h - 09:00h - Vicentinos, Pastoral Familiar, Ministros
09:00h - 10:00h - Pastoral Batismo, Coroinhas, Ministros
10:00h - 11:00h - EAC, EJC, Ministros
11:00h - 12:00h - Pastoral do Dízimo, Ministros
12:00h - 13:00h - Pastoral da Criança, Ministros
13:00h - 14:00h - Pastoral Acolhida, Liturgia, Ministros

- Jesus se imolou por amor à Igreja e a Igreja cheia de amor, volta-se para Jesus.
- Para maiores de 14 anos: Dia de abstinência de Carne.
- Para maiores de 18 anos: Dia de jejum e abstinência.
- Quem já completou 60 anos e os Enfermos: estão dispensados do jejum e abstinência.
02 Refeições: uma forte, completa e uma leve (como um prato de sopa).
É importante conservar o espírito de penitência, evitando neste dia alimentos sofisticados como o camarão e o bacalhau; lembrando que água não quebra jejum.
15:00h - Solene Ação litúrgica: Liturgia da Palavra, Adoração à Santa Cruz e Comunhão.
Na Igreja São José (Coleta destinada à Terra Santa)

A Coleta que se fará nessa liturgia será emitida para a conservação dos lugares Santos na Palestina (onde o povo mulçumano ou judeu não acredita em Jesus como Filho de Deus).
Para o ritual do beijo da Cruz aproximam-se, como em procissão, o sacerdote, os ministros e os fiéis, exprimindo sua reverência pela genuflexão e beijando-a.
19:00h - Procissão do Enterro
Encenação da Paixão e Morte de Cristo, encenada pelos jovens e em seguida procissão do enterro, saindo da Igreja São Cristóvão até a Igreja São José
Hoje e amanhã, segundo antiqüíssima tradição, a Igreja não celebra os Sacramentos. O altar está despojado, sem toalhas, sem cruz e sem castiçais, e a dor transpassa a alma de cada cristão em forma de memorial. Haverá coleta durante a Procissão.

SÁBADO SANTO - 23 DE ABRIL

Esta noite é “uma vigília em honra do Senhor” Ex 12, 42. Assim os fiéis, segundo a advertência do Evangelho (Lc 12, 35ss), tendo nas mãos lâmpadas acesas, sejam como os que esperam o Senhor, para que ao voltar os encontre vigilantes e os faça sentar à sua mesa.
No SÁBADO SANTO a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, e abstendo-se do sacrifício da Santa Missa até que, após a esta solene Vigília em que espera a Ressurreição, se entregue às alegrias da Páscoa, que transbordarão por cinqüenta dias.
19:00h - SOLENE CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL
Igreja São José (Trazer sua vela para a Vigília Pascal)

DOMINGO DE PÁSCOA - DIA 24 DE ABRIL
RESSURREIÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

05:30h - Procissão da Ressurreição, em seguida Santa Missa na Igreja Sagrados Corações.
07:30h - Santa Missa na Igreja Santo Antônio
09:00h - Santa Missa com crianças na Igreja São José
17:00h - Santa Missa na Igreja São Cristóvão
19:00h - Santa Missa na Igreja São José

Hoje ressoa na Igreja o anúncio pascal. Ele vive para além da morte; Cristo é o Senhor dos vivos e dos mortos.
A Ressurreição de Cristo é o princípio da renovação, de vida nova, para todos os homens e as coisas: UMA PRIMAVERA ESPIRITUAL.
“Cristo morreu por nossos pecados, conforme as Escrituras; Ele foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e vive no meio de nós”. (1Cor 15, 3 - 4)
“Portanto, quando este ser corruptível for revestido da incorruptibilidade e este ser mortal for revestido da imortalidade, então se cumprirá a palavra da Escritura: “A morte foi engolida pela vitória. Morte, onde está a sua vitória? Morte, onde está o seu ferrão?”.
Graças sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, sejam firmes, inabaláveis; façam continuamente progressos na obra do Senhor, sabendo que a fadiga de vocês não é inútil no Senhor”. (1Cor 15, 54 - 58)

FELIZ E SANTA PÁSCOA!
Pe. José Marcos dos Santos
Pároco

Semana Santa - Paróquia Santa Terezinha

Paróquia Santa Terezinha / Patrocínio - MG
VIVENDO A SEMANA SANTA
De 17 a 24 de Abril de 2011

DOMINGO DE RAMOS - 17 de abril de 2011

Igreja São Francisco
07:30h - Bênção dos Ramos na Praça da Nestlé, saindo em Procissão até Igreja até a Igreja São Francisco. Logo em seguida: Celebração Eucarística.
Trajeto: Rua Professor Oscar Rodart e Avenida Jacinto Barbosa.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
10:00h - Bênção dos Ramos no Ginásio Poliesportivo da Matinha, Procissão saindo do Poliesportivo da Matinha até a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Logo em seguida: Celebração Eucarística.
Trajeto: Vicente Soares, Joaquim Novato e Rua Nonato Matias.

Igreja Matriz Santa Terezinha
18:00h - Bênção dos Ramos na Escola Estadual Dalva Stela de Queiroz, saindo em Procissão até a Igreja Santa Terezinha. Logo em seguida: Celebração Eucarística.
Trajeto: Rua Jacinto Alves Pereira, Rua Professor João de Carvalho e Rua Professor Oscar Rodart.
19:30h - Bênção dos Ramos e Procissão . Logo em seguida: Celebração Eucarística na Igreja Santa Edwiges.

SEGUNDA-FEIRA SANTA - 18 de Abril de 2011

15:00h - Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos enfermos na Igreja Santa Terezinha.
19:00h - Celebração Eucarística na Igreja Santa Terezinha
Procissão: A Imagem de Nosso Senhor dos Passos até a Igreja São Francisco.

TERÇA-FEIRA SANTA - 19 de Abril de 2011

19:00h - Celebração Eucarística na Igreja Santa Terezinha
Procissão: A Imagem de Nossa Senhora das Dores até a Escola Estadual Dalva Stela de Queiroz

QUARTA-FEIRA SANTA - 20 de Abril de 2011

Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos.
A Imagem Nossa Senhora das Dores
19:00h - Escola Estadual Dalva Stela de Queiroz até a Igreja Santa Terezinha.
A Imagem de Nossa Senhor dos Passos
19:00h - Igreja São Francisco até a Igreja Santa Terezinha.
Logo em seguida: Celebração Eucarística na Igreja Santa Terezinha.

QUINTA-FEIRA SANTA - 21 de Abril de 2011

09:00h - Missa do Crisma na Catedral de Santo Antônio / Patos de Minas.
18:00h - Celebração Eucarística na Igreja Santa Terezinha.
Adoração / Vigília até às 00:00h faça sua escala: Pastorais / Movimentos.
20:00h - Celebração Eucarística na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Adoração / Vigília até às 00:00h faça sua escala: Pastorais / Movimentos.

SEXTA-FEIRA SANTA - 22 de Abril de 211

07:00h - Via Sacra / 1º Estação na Igreja Santa Terezinha, logo em seguida sairemos em caminhada, realizando as Estações nas residências até a Igreja São Francisco .

1º ESTAÇÃO: JESUS É CONDENADO À MORTE
Participação: Pastoral Litúrgica
2º ESTAÇÃO: JESUS CARREGA A CRUZ
Participação: Renovação Carismática
3º ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ
Participação: Pastoral da Saúde, da Esperança e os Ministros das Exéquias.
4º ESTAÇÃO: JESUS SE ENCONTRA COM SUA MÃE
Participação: Pastoral Familiar
5º ESTAÇÃO: SIMÃO CIRINEU AJUDA JESUS CARREGAR A CRUZ
Participação: Pastoral da Criança e os Coroinhas
6º ESTAÇÃO: VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS
Participação: Ministros Qualificados do Matrimônio e do Batismo
7º ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ
Participação: EJC, EAC e a Pastoral da Juventude.
8º ESTAÇÃO: JESUS CONSOLA AS MULHERES DE JERUSALÉM
Participação: Ministros da Palavra
9º ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ
Participação: Pastoral da Caridade e Grupo de Dirigentes
10º ESTAÇÃO: JESUS É DESPIDO DE SUAS VESTES
Participação: Pastoral do Dizimo
11º ESTAÇÃO: JESUS É PREGADO NA CRUZ
Participação: Apostolado da Oração
12º ESTAÇÃO: JESUS MORRE NA CRUZ
Participação: Pastoral Catequética
13º ESTAÇÃO: JESUS É DESCIDO DA CRUZ
Participação: Ministros Extraordinários da Benção
14º ESTAÇÃO: JESUS É SEPULTADO
Participação: Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística
15º ESTAÇÃO: JESUS RESSUSCITOU
Participação: Pastoral do Batismo

08:00h às 15:00h - adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja São Francisco
As Imagens de Nosso Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores estarão expostas na Igreja São Francisco.
15:00h - Celebração da Paixão e Adoração da Cruz na Igreja São Francisco
Participação: Comunidades Santa Terezinha, Santa Edwiges, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Rosário e São Francisco.
18:00h - Encenação da Via Sacra, pelos Jovens dos EJC (s), EAC (s) e a Pastoral da Juventude, Igreja São Francisco
Procissão do Nosso Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores.
Trajeto: Saída da Igreja São Francisco até a Igreja Santa Terezinha. Passando pelas Ruas: Avenida Jacinto Barbosa, Rua Cesário Alvim, Rua Pinto Dias e Professor Oscar Rodart.

SÁBADO SANTO - 23 de Abril de 2011

19:30h - Celebração Eucarística na Igreja Santa Terezinha, Bênção do Fogo Novo, Renovação das Promessas do Batismo e Preparação do Círio Pascal.
Participação: todas as Comunidades da Paróquia.
Obs.: Trazer Velas / Renovação das promessas do Batismo


DOMINGO DE PÁSCOA - 24 de Abril de 2011

08:00h - Missa na Igreja São Francisco
09:30h - Missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida
18:00h - Missa na Igreja Santa Terezinha
19:30h - Missa na Igreja Santa Edwiges

Semana Santa - Paróquia São Damião de Molokai

PARÓQUIA SÃO DAMIÃO DE MOLOKAI

Procissão e missa de Ramos

SÁBADO - 16 DE ABRIL

14:00h - Procissão de Caxambu e Samambaia para Dourados
19:30h - Igreja São Judas Tadeu
19:30h - Igreja Nossa Senhora de Fátima

DOMINGO DE RAMOS - 17 DE ABRIL

07:30h - Igreja Nossa Senhora de Fátima
08:00h - Procissão saindo da Igreja São Sebastião e Igreja Nossa Senhora da Abadia para a Igreja Nossa Senhora da Piedade - Missa em seguida.
08:00h - Procissão da Igreja Sagrada Família para Igreja Imaculada Conceição - Missa em seguida.
09:00h - Procissão e Missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida - Martins
10:00h - Igreja Nossa Senhora de Fátima - Procissão e Missa.
16:00h - Igreja Boa Vista
17:30h - Igreja Nossa Senhora de Fátima
19:30h - Igreja Nossa Senhora de Fátima
(Encenação da Paixão de Cristo)
Dia Nacional de Coleta da Solidariedade

SEGUNDA-FEIRA SANTA (18 de Abril)

18:00h - Procissão do Encontro e Missa - Chapadão de Ferro

TERÇA-FEIRA SANTA (19 de Abril)

07:00h - Missa Igreja Nossa Senhora de Fátima
19:30h - PROCISSÃO DO ENCONTRO (Toda Paróquia)
19:00h - Missa Igreja Nossa Senhora da Piedade (Nações) Saída da Imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja São Sebastião.
19:00h - Missa Igreja Nossa Senhora da Abadia - Saída da Imagem do Senhor dos Passos para a Igreja São Sebastião.
NÃO HAVERÁ MISSA NA IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ÀS 19:00h

QUARTA-FEIRA SANTA (20 de Abril)

07:00h - Missa Igreja Nossa Senhora de Fátima
18:00h - Procissão do Encontro e Missa - Comunidade Boa Vista
19:00h - Missa Igreja Nossa Senhora de Fátima

QUINTA-FEIRA SANTA (21 de Abril)

09:00h - Catedral Santo Antônio em Patos de Minas: Missa da Unidade e Bênção dos Santos Óleos

TRÍDUO PASCAL

QUINTA-FEIRA SANTA
(21 de Abril)
INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E CELEBRAÇÃO DO LAVA - PÉS

19:00h - Samambaia
19:00h - Santuário Nossa Senhora Aparecida
19:00h - Boa Vista
19:00h - Chapadão de Ferro
19:00h - Caxambu
19:30h - São Judas Tadeu
19:30h - Nossa Senhora de Fátima
19:30h - São Sebastião
19:30h - Nossa Senhora da Piedade

Adoração ao Santíssimo até a meia noite.

SEXTA-FEIRA SANTA (22 de Abril)
DIA DE JEJUM, ABSTINÊNCIA, ORAÇÃO E SILÊNCIO

06:30h - MEDITAÇÃO das Sete Dores de Nossa Senhora e PROCISSÃO SILENCIOSA Inicio da Novena da Divina Misericórdia - Igreja Nossa Senhora de Fátima.
07:00h - Via - Sacra na Comunidade Nossa Senhora da Piedade.
15:00h - Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Santa Cruz em todas as Comunidades - Coleta para conservação dos lugares santos.
18:00h - PROCISSÃO do Senhor Morto, saindo da Praça do Tiro de Guerra até a Igreja Nossa Senhora de Fátima.

SÁBADO SANTO (23 de Abril)
SOLENE VIGÍLIA PASCAL

19:30h - Nossa Senhora da Abadia
19:30h - Nossa Senhora da Piedade
19:30h - Santuário Nossa Senhora Aparecida
19:30h - Igreja São Judas
19:30h• - Nossa Senhora de Fátima
Não haverá Novena da Divina Misericórdia na Igreja, poderá ser feita individualmente (em casa).


DOMINGO DE PÁSCOA (24 de Abril)

07:30h - Nossa Senhora de Fátima
08:00h - São Sebastião (Batizados)
09:00h - Imaculada Conceição
09:00h - Puladouro
10:00h - Nossa Senhora de Fátima (Batizados)
17:30h - Nossa Senhora de Fátima
18:00h - Nossa Senhora da Piedade
19:30h - São Sebastião
19:30h - Nossa Senhora de Fátima
Não haverá Novena da Divina Misericórdia na Igreja, poderá ser feita individualmente (em casa).

De 25 a 29 do Abril Novena da Divina Misericórdia as 15:00h - Igreja Nossa Senhora do Fátima.

1º de Maio:
15:00h - adoração ao Santíssimo Sacramento - Igreja Nossa Senhora do Fátima.
17:30h - Missa Solene da Divina Misericórdia - Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Semana Santa - Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

Programação da Semana Santa 2011

DOMINGO DE RAMOS - 17 de Abril

Coleta da Campanha da Fraternidade - Fraternidade e a Vida no Planeta “A criação geme em dores de parto”.
(Rm 8,22)
Bênção, Procissão de Ramos e Missa
07:00h - Bênção na Igreja São Vicente e procissão para a Igreja Matriz
09:00h - Igreja Santa Luzia e Igreja São Geraldo
10:00h - Comunidade Santo Expedito(B. Enéas Ferreira de Aguiar)
Missas sem a Bênção dos Ramos
15:00h - Igreja São Vicente(Capela do Asilo)
18:00h - Igreja Santa Luzia
19:30h - Igreja Matriz

SEGUNDA-FEIRA SANTA - 18 de Abril

“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga - me.”(Mt 16,24)
07:00h - Missa Igreja Matriz
19:00h - Via - sacra - Na comunidade Santo Expedito(Bairro: Enéas Ferreira de Aguiar) com a participação de todas as comunidades.

TERÇA-FEIRA SANTA - 19 de Abril

“Pilatos, então, lhes entregou Jesus para ser crucificado. Eles tomaram conta de Jesus. Carregando a sua cruz, ele saiu para o lugar chamado Calvário(em hebraico: Gólgota) (Jo 19, 16 - 18)
07:00h - Missa Igreja Matriz
09:00h - Missa na Igreja São Vicente(Capela do Asilo) na intenção dos enfermos(com a celebração do sacramento da Unção dos Enfermos)
19:00h - Missa na Igreja Matriz e, em seguida, procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos para a Igreja Santa Luzia.
19:00h - Missa na Igreja São Geraldo e, em seguida, procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja Matriz.

QUARTA-FEIRA SANTA - 20 de Abril

“Estavam lá também algumas mulheres que o seguiam desde a Galiléia” (Mc 15, 41) e entre elas encontrava-se Maria, sua Mãe. (Jo 19, 25).
07:00h - Missa na Igreja Matriz
19:00h - Missa na Igreja Matriz e, em seguida, procissão do Encontro saindo com a Imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja Santa Luzia.
19:00h - Missa na Igreja Santa Luzia e, em seguida, procissão do Encontro com a Imagem de Nosso Senhor dos Passos.
20:30h - Encontro em frente a Igreja Santa Luzia onde haverá a encenação da Paixão de Cristo pela Secretaria Municipal de Cultura.


QUINTA-FEIRA SANTA - 21 de Abril

“Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo - o abençoado, partiu - o e, distribuindo - o aos discípulos, disse: Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei este é o meu sangue.” (Cf. Mt 26, 26 - 28)
Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio
09:00h - Missa do Crisma na Catedral de Patos de Minas com a presença do clero da Diocese e Bênção dos Santos Óleos.
19:00h - Missa e Cerimônia do Lava - pés na Igreja Santa Luzia (Vigília até às 00:00 horas).
19:00h - Missa e Cerimônia do Lava - pés na Igreja Matriz(Vigília toda a noite).
20:00h - Missa e Cerimônia do Lava - pés na Igreja São Geraldo(Vigília a noite toda).
Cada comunidade faça a escala de adoração ao Santíssimo.

SEXTA-FEIRA SANTA - 22 de Abril

“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? Então Jesus deu um forte grito e expirou” (Mc 15, 34 - 37)
Dia de Jejum e abstinência de carne.
09:00h - Celebração da Misericórdia na Igreja Matriz.
09:00h - Celebração da Misericórdia na Igreja Santa Luzia.
09:00h - Celebração da Misericórdia na Igreja São Geraldo.
15:00h - ação Litúrgica de Adoração da Cruz e Comunhão na Igreja Matriz.
15:00h - ação Litúrgica de Adoração da Cruz e Comunhão na Igreja Santa Luzia.
15:00h - ação Litúrgica de Adoração da Cruz e Comunhão na Igreja São Geraldo.
19:00h - Ofício da Paixão e Descimento da Cruz na Praça da Igreja Santa Luzia e, em seguida, procissão do enterro saindo da Igreja Santa Luzia para a Igreja Matriz(trazer velas).

SÁBADO SANTO - 23 de Abril

“Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre produz muito fruto”. (Jo 12, 24)
Dia de silêncio e reflexão.
20:00h - Solene Vigília Pascal na Igreja Matriz(Pedimos trazer velas).
20:00h - Solene Vigília Pascal na Igreja São Geraldo(Pedimos trazer velas).
20:00h - Solene Vigília Pascal na Igreja Santa Luzia(Pedimos trazer velas).

DOMINGO DE PÁSCOA - 24 de Abril

“Por que buscai entre os mortos aquele que vive? Não está aqui. Ressuscitou!” (Lc 24, 5 - 6)
06:00h - Missa e procissão da Ressurreição na Igreja São Geraldo(Pedimos trazer flores).
07:00h - Missa Igreja Matriz
09:00h - Missa Igreja Santa Luzia
10:00h - Batizado Igreja São Geraldo
10:00h - Missa Comunidade de Santo Expedito
14:00h - Missa de Páscoa das Comunidades Rurais em Tejuco
15:00h - Missa São Vicente(Capela do Asilo)
18:00h - Missa Igreja Santa Luzia
19:30h - Missa Igreja Matriz

Nesse tempo em que nos chamais à conversão, à esmola, ao jejum, à oração e à penitência, pedimos perdão pela violência e pelo ódio que geram medo e insegurança. Senhor, que a vossa graça venha até nós e transforme nosso coração.

Uma Feliz Páscoa a todos os paroquianos!

Pe. Vanderci Ataíde Santana
Pe. José Ronaldo Oliveira
Frei Éderson Queiroz
Comunidades Paroquiais

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3